segunda-feira, 11 de junho de 2012

Princípio da Incerteza


O princípio da incerteza (PI) foi anunciado pelo físico alemão Werner Heisenber e é um marco na física. Segundo este princípio, ao se tentar medir sucessivas vezes a posição de uma partícula com uma precisão crescente, a exatidão da medida da velocidade (na verdade, quantidade de movimento) desta mesma partícula decresce, e vice-versa.

Em outra palavras, quanto mais se sabe sobre a posição de uma partícula, menos se sabe sobre a velocidade desta.

Após a formulação do PI e as conclusões advindas do mesmo, um experimento elaborado por John Bell, em 1964, e realizado por outros cientistas, no início da década de 1980, comprovou que o PI não era uma incapacidade de medição somente ou falta de uma complementação à mecânica quântica. Os resultados da experiência mostravam que as partículas subatômicas não possuem propriedades definidas (como posição, velocidade ou spin). A medição as faz assumir tais propriedades, mas não faz sentido afirmar que as mesmas preexistem antes da observação realizada.

Para saber mais, o leitor deve procurar sobre Variáveis Ocultas, Desigualdade de Bell ou Paradoxo EPR.

Segundo o PI, quanto mais se restringe o espaço de movimentação de um elétron (ou outra partícula deste domínio), quanto mais o confinamos, mais frenético fica seu movimento. É como se ele fosse claustrofóbico e enlouquecesse na perspectiva de ser “fechado”. O resultado direto disso é que este princípio indica uma atividade crescente na medida em que reduzimos nossa observação do tempo e espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário