segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O Universo Autoconsciente

Autor: Amit Goswami
Editora Aleph (já foi da Editora Rosa dos Ventos)

Síntese: Esoterista e físico, Amit Goswami, nesta sua obra, usa todo seu conhecimento para mostrar um elo fundamental de união de ambos os assuntos. O autor tem um profundo conhecimento sobre o misticismo oriental, sobretudo o de origem indiana, e é capaz de generalizar esse saber e o transportar para a cultura ocidental, dispensando que o leitor seja versado naquelas filosofias. Ao abordar complexos experimentos e conclusões estudados pelos físicos de partículas, também consegue uma abordagem que permite a maioria dos leigos compreender a ideia força da exposição. O ponto forte do livro é a coerência com que o autor correlaciona misticismo e física. O título da obra sintetiza muito bem o enfoque do livro.


Mais sobre o Livro

O UNIVERSO AUTOCONSCIENTE

Amit Goswami inicia seu livro explicando a visão geral sobre a interpretação dominante entre os físicos: o materialismo. Mas, logo em seguida, propõe ao leitor outra forma de entender a realidade, a qual será o centro de sua proposta: o monismo. Em síntese, Goswami sai da perspectiva de que a matéria é a base da existência e coloca a consciência como tal fundamento estruturante.
Todo o restante da obra é dedicado a mostrar duas coisas: como o realismo materialista é superficial ao explicar a realidade e incapaz de justificar experimentos científicos incomuns (e desconhecido por grande parte das pessoas) que estão no escopo da pesquisa da mecânica quântica; e como o idealismo monista supre um conjunto teórico consistente com as experiências físicas, além de outros interessantes aspectos.
É muito interessante ver o físico utilizar a própria mecânica quântica, ou seja, um estudo de física, para demonstrar as falhas do realismo materialista. Aliás, é exatamente o conhecimento de Goswami sobre o assunto (física) que permite ele propor a estrutura do idealismo monista, o justificar e mostrar ao leitor como o mesmo é consistente com a realidade física vivenciada (em laboratório, verdade).
Porém, como contraponto, embora a leitura do livro não seja difícil, requer-se que o leitor leia alguns trechos com muita atenção e, por vezes, até mais de uma vez, dada a dificuldade natural do assunto. O texto é bem escrito, mas eu diria que a natureza da proposta leva a uma complexidade mediana na apresentação e desdobramento de algumas ideias.
A obra conclui que o universo apresenta uma consciência própria, da qual todas as nossas derivam. Para mim, o livro representa uma das explicações mais esclarecedoras e estruturadas sobre a criação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário