domingo, 19 de outubro de 2014

Sêfer Ietsirá – O Livro da Criação; Teoria e Prática

Autor: Arieh Kaplan.

Ed Sêfer.


Opinião
É surpreende como Arieh Kaplan aborda com relativa simplicidade o texto do Sêfer Ietsirá, profundamente simbólico, e o desdobra em explicações ricas e coesas, utilizando-se de uma linguagem simples. Para um estudante de cabala, é uma obra indispensável. Para iniciantes, é provável que tenham certas dificuldades com alguns termos que não lhes são familiares e, talvez, se percam em alguns contextos específicos, mas nada que uma releitura futura não torne tudo mais claro. Para ambos é, sem dúvidas, um livro para ler e reler várias vezes.


Mais sobre o livro.


 



O Sêfer Ietsirá é, sem dúvida, o mais antigo e mais misterioso de todos os textos cabalísticos.”

Essa é a abertura da introdução do texto, a qual traz uma noção geral sobre o escrito original.
O autor se preocupa em elucidar os profundos significados do texto, desde palavras até frases aparentemente indecifráveis, colocando-as em contexto histórico e resgatando os significados mais profundos da língua e da cultura hebraica.
A análise de letras, números, termos, nomes, citações, etc., são constantes e feitas com rara competência. O autor demonstra conhecimento amplo e didática formidável, brindando-nos com um raciocínio claro e concatenado.
A abordagem é completa, passando por Deus, pelas Sefirot (e suas ligações) e chegando ao homem. Também apresenta trechos de obras diversas para ilustrar tanto o significado do que está apresentando quanto a coerência entre os vários textos de livros diversos (todos relacionados à cabala).
Ainda que não seja objeto direto do livro, alguns exercícios de cabala são apresentados. Mais do que isso, eles estão contextualizados e os resultados dos mesmos são explicitados.

É uma obra rica e de leitura obrigatória para qualquer um que queira realmente conhecer cabala... E também para os que acham que a conhecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário